BOLO DO TACHO | MONCHIQUE, ALGARVE






O Bolo das festividades “M”: de Monchique, do primeiro dia de Maio, feito a partir de três produtos típicos da serra algarvia, Mel, Milho e Medronho.

Bolo do Tacho é uma especialidade do concelho de Monchique, no Algarve. Todos os anos, no 1º de Maio, este bolo é o centro das festividades em pelo menos três freguesias: Marmelete, Monchique e Alferce. Prova-se o Bolo, partilha-se e discute-se as diferenças dos Bolos do Tacho de vizinhos e amigos, uma vez que nunca há dois bolos iguais, nem mesmo quando confecionados pela mesma pessoa, apesar de terem sempre por base três ingredientes típicos da economia local, mel, milho (em farinha) e medronho, a que se acrescenta banha de porco, azeite, especiarias (erva-doce e canela), farinha de trigo, açúcar, ovos, cacau e chocolate em pó, café e sal.
Tradicional da Serra de Monchique, onde é conhecido também por Bolo de Maio ou Bolo de Milho, o Bolo do Tacho é especialmente confecionado, “a olho”, num tacho, para o primeiro dia de Maio, ainda que se possa saborear durante todo o ano. Apresenta-se em cor escura (devido ao cacau, chocolate e café), em forma redonda e achatada e constitui uma das receitas mais originais do Algarve.
A receita teve origem no Convento de Nossa Senhora do Desterro, na Serra de Monchique. Foram os frades deste convento, que fizeram o primeiro bolo, num tacho, com os produtos que já proliferavam na região: milho, azeite, mel e banha. Ao resultado desta experiência deram o nome de “Bolo do Tacho”.

A partir daí passou a ser feito e comido no dia 1 de Maio, dia em que os habitantes de Monchique festejavam a data com passeios a pé ou de burro pelo campo, com cestas com merendas, sendo “Rei” o famoso Bolo do Tacho, que se partilhava entre todos.

Comentários

Mensagens populares