TORTA DE VIANA | VIANA DO CASTELO

 
   
 
(...)Tens o Atlântico para te refrescar / S. Luzia para pequenicar / e aos seus pés tens o Rio Lima que te faz sonhar / um horizonte de infinito sem fim de beleza extrema para contemplares.(...)
[in: Poema a Viana, de Zeza Castanho]
  
A Torta de Viana constitui uma iguaria tradicional na região, sobretudo nas festividades locais ou em ocasiões especiais.
É confecionada com ovos (gemas e claras separadamente, assim como ovos moles para rechear), açúcar, farinha, fermento. Outras variedades de recheio têm, todavia, vindo a ser introduzidas, como sejam geleias de fruta ou compotas. Numa última fase da preparação, não se descura o paninho branco de linho local, polvilhado de açúcar, onde se enrola o bolo após sair do forno.
Um dos símbolos mais apreciados da doçaria de Viana do Castelo, a ponto de, inicialmente, ser também designada de Torta Real, a Torta de Viana tem origem conventual, remontando ao ano de 1505, altura em que as doceiras freiras clarissas, oriundas do Mosteiro de Vila do Conde, se fixaram no Convento de Santa Ana da cidade minhota.
Actualmente, a Torta de Viana pode ser degustada em pastelarias da cidade, além de que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, promovem a Festa da Torta de Viana, evento onde se inclui, entre outros, concurso para a melhor Torta, com o objectivo de promover este doce de Viana do Castelo.
 

 

Comentários

Mensagens populares