QUEIJO | IDANHA – A – NOVA



“(…) E , finalmente ficava
perdida no meu olhar
mirando os céus da Idanha ,
minha terra, meu lugar
 .”
[Quina Salgueiro, 2009]


O Queijo Idanha-a-Nova (uma vila do distrito de Castelo Branco, na Beira Baixa) é um queijo de ovelha serrano de cariz artesanal, pesando aproximadamente 1 kg, com sabor acentuado, de pasta ligeiramente amanteigada, ligada e deformada ao corte, com cerca de 45% a 60% de gordura e maioritariamente utilizado como entrada ou em gratinados.
Considerado uma variante do Queijo da Serra, dada a migração sazonal dos rebanhos de ovelhas oriundos dos pastos da Serra da Estrela, durante os Invernos, propiciando o contacto entre a população local e os pastores da serra, a história do Queijo de Idanha – a – Nova remonta à ocupação romana da Península Ibérica.
Desejavelmente deve manter-se em ambiente fresco e húmido. Se tiver de ser conservado por um período prolongado, pode ser congelado, pois pouco ou nada altera as suas características.

Em 2011 este queijo venceu a Medalha de Ouro no concurso “World Cheese Awards” (Concurso Mundial de Queijos) em Inglaterra, entre mais de 2500 queijos concorrentes e sob apreciação de cerca de 200 provadores internacionais.

Comentários

Mensagens populares