RAIVAS DE AVEIRO | AVEIRO

 

Fotografia Aveiro: Ricardo Resende 
Fotografia Raivas: Pingo Doce


Sobre Aveiro…

“(…) Qual pitoresca cidade da Ria
P'los canais que te dão beleza e vida
E te emprestam suprema galhardia.”

Eugénio Beirão, Moliceiro

  

Mais outra iguaria tradicional de Aveiro: as Raivas.

Estas não levam ovos moles na sua confeção. São biscoitos secos clássicos e crocantes da doçaria local, em forma de flores num desalinho de curvas sempre de grossura o mais fina possível, onde a farinha, o açúcar, os ovos, a manteiga e, às vezes, um pouco de canela, resultam numa mistura simples, mas de sucesso.

Também com origem conventual que remonta há dois séculos na história da cidade, acredita-se que o nome deste doce se deve a uma, ou a ambas as versões: porque devido à crocância, uma eventual maior dificuldade em trincar torna-se desafiante e pode suscitar raiva momentânea e/ou porque a confeção do desenho exige tanta minúcia que “até dá raiva!”. Uma terceira versão que vem ganhando adeptos é que a emoção que dá nome ao biscoito ganha relevância quando se come o último pedaço do pacote…

Ainda assim, como para a gestão de qualquer outra emoção negativa, aconselha-se aceitar o sentimento, analisar o prazer que daqui pode vir a usufruir, permitir-se alterar os pensamentos e, mais relaxadamente, saborear estas Raivas de Aveiro que já conquistaram o território nacional.

Comentários

Mensagens populares