CALDEIRADA DE ENGUIAS DA MURTOSA | MURTOSA

 

Caldeirada de Enguias da Murtosa, um prato típico português feito com enguias frescas, batatas, cebolas, tomates e temperos, cozido lentamente até os sabores se fundirem, servido em uma panela rústica, representando a tradição gastronómica da região
Fotografias : nauticapress.com e Expedia

“(…) se lhe falarmos em enguias, qual a localidade que lhe vem imediatamente à ideia? Murtosa, certo? (…). Então, já aí tem o local – o Cais do Bico, se quiser mais rigor. O resto vem por acréscimo, às camadas, como numa boa caldeirada (…)”

(Diário de Aveiro, 9 setembro 2016)

 

A história e cultura da Murtosa, vila sede de concelho situada na Ria de Aveiro e terra de pescadores, gira muito à volta da pesca da enguia.

Antigamente, com recurso a artes de pesca como o chinchorro, com galrichos e minhoqueiro, esta era uma pescaria abundante (entre 30 e 100 kg por noite e por embarcação, seis dias por semana) que, associada à apreciada qualidade da enguia da Ria de Aveiro, fizeram desta um ex-libris da zona, com o turismo e a indústria conserveira associados ao produto, como atividades essenciais na economia local.

A Caldeirada de Enguias da Murtosa prima pela simplicidade e continua a poder incluir, para além do ingrediente protagonista cortado em postas, água, batatas, tomate, cebola, pimentos, louro, alhos, salsa, azeite, sal, pó de gengibre, vinagre, banha. Este emblemático prato é geralmente servido com pão caseiro.

Ainda hoje, as enguias da Murtosa são um prato tradicional que atrai turistas e locais à procura dos sabores originais preparados pelos pescadores, desde outrora.

Contudo, se antes a safra da enguia era significativa (e lucrativa), atualmente verifica-se que como a laguna mudou, eventualmente devido a já não existir tanto moliço na Ria e em perda de habitat, segundo a perceção de alguns pescadores, aliado a sobrepesca e a poluição, este produto vai escasseando na Ria de Aveiro. Um estudo promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro confirmou uma quebra média na captura diária, desde há cerca de 40 anos, na ordem dos 90%.

No entanto, não faltam iniciativas locais que tentam contrariar esta tendência de escassez e garantam a continuidade da pesca da enguia, através de piscicultura extensiva, programas de restauro de habitats e de práticas de pesca sustentável, por parte dos pescadores.

Apesar destas circunstâncias, não deixou de se manter a tradição culinária da enguia da Murtosa. O Festival de Gastronomia de Bordo é uma iniciativa que serve a valorização e divulgação deste património marítimo não só na Murtosa, mas também em Ílhavo e em Peniche, no caso do concelho da Murtosa com atividades culturais como a “Rota da Enguia”, degustações, entre outros eventos dirigidos aos visitantes, assim como aos seus habitantes. Também o Festival Gastronómico da Enguia, que decorre todos os anos, entre final de setembro e início de outubro e a Festa de São Paio, na Praia da Torreira (concelho da Murtosa), no início de setembro, celebram a enguia da Murtosa, onde a emblemática Caldeirada de Enguias é presença obrigatória, fortalece laços comunitários e é conhecida como referência a nível nacional.


Comentários

Mensagens populares