QUEIJADAS DE SINTRA




Basílio levava na algibeira do albornoz um embrulho de queijadas da Sapa.”
[Camilo Castelo Branco, “Aventuras de Basílio Fernandes Enxertado”, 1863]

Ex-libris da vila, a par dos Travesseiros, as Queijadas de Sintra são uma iguaria composta por farinha de trigo, queijo fresco, açúcar, gemas de ovos e para a massa, manteiga, ovo, sal e água.
Já se encontram referências às Queijadas de Sintra, como fazendo parte de pagamento de foros, no ano de 1227 (Século XIII), quando reinava D. Sancho II. Em 1377, no reinado de D. Fernando I aparece referência ao arrendamento do Casal de Mastrontas, em Sintra, por três moios de pão meado, um carneiro e duas dúzias de queijadas. Um século mais tarde, pelo foro do Casal do Rebolo, em Almargem do Bispo, cobrava-se cem alqueires de trigo e noventa de cevada, um porco de dois anos e uma dúzia de queijadas na véspera da Santíssima Trindade.
Quanto ao local de origem das queijadas parece ter sido o lugar de Ranholas, freguesia de S. Pedro de Penaferrim, do concelho de Sintra.
A receita terá nascido no Convento da Penha Longa, com Frei João da Anunciação, o ecónomo da cozinha durante 60 anos. A receita era um pouco diferente da actual, pois naquela época ainda não se conhecia o açúcar ou a canela. Mas um homem chamado Francisco das Neves, achou que se podia adoçar as queijadas, a partir do mel.
No entanto, o princípio da sua industrialização terá começado com uma Maria Sapa, de Ranholas, em 1756, em cuja casa, no dito lugar, conseguia reunir os mais autênticos fidalgos que estavam em Sintra. Assim, d
e todas as marcas, a mais antiga é a Sapa, que aparece referida no livro de Eça de Queirós, “Os Maias” e ainda hoje permanece de portas abertas.  
Com a inauguração do caminho-de-ferro, em 2 de Abril de 1887, o trânsito pela estrada de Lisboa começou a reduzir-se gradualmente e os industriais de queijadas que, até essa data, vinham aos domingos fazer a sua venda a Sintra utilizando burros, viram-se na necessidade de transferir para a vila o seu negócio.
Respeitando a receita dos seus antepassados, as queijadas fabricadas actualmente continuam a merecer a fama que criaram.

Comentários

Mensagens populares