BATATA-DOCE DE ALJEZUR



 

"Batata - doce de Aljezur é uma coisa única em Portugal"  [José Sá Fernandes]

  

Para além do peixe e da caça, o concelho de Aljezur é também conhecido pela produção hortícola, em especial, a de batata-doce. De facto, a Batata-Doce de Aljezur, de formato alongado, cor púrpura ou castanho avermelhado e polpa amarela, pesando cada entre 50g e 450g é mais do que nunca considerada um ex-libris da identidade cultural desta região do noroeste algarvio.
A zona de produção desta iguaria está circunscrita ao concelho de Aljezur e às freguesias litorais do concelho de Odemira, ou seja, à Costa Vicentina e ao Sudoeste Alentejano, onde o recurso a técnicas e a métodos tradicionais para esta cultura agrícola tem permanecido no tempo.
As condições ambientais locais permitem o crescimento deste produto com qualidade e sabor diferenciado, não necessitando de se recorrer a químicos. Uma batata – doce destas, de tamanho médio, proporciona o dobro da quantidade de vitamina A e um terço de vitamina C relativamente ao que se aconselha ingerir diariamente, além de ser rica em ferro, potássio e antioxidantes. Por outro lado, possui um elevado valor energético devido aos hidratos de carbono e açúcares.
Considerada, desde há muito, um alimento completo, a Batata-Doce de Aljezur pode ser consumida assada, frita, a acompanhar peixe ou caça e é igualmente ingrediente de pratos tradicionais da gastronomia local como a couvada com batata-doce, feijão com batata-doce, rojões de porco com batata-doce, bolo de batata-doce, pastéis de batata-doce ou torta de batata-doce.
 
Reza a lenda que os cavaleiros de Santiago, antes de cada batalha, utilizavam como complemento vitamínico uma poção elaborada a partir da batata-doce – a feijoada de Batata-Doce de Aljezur - a ponto de o vigor e rapidez na tomada do castelo de Aljezur, em 1249, ter deixado os mouros boquiabertos.

Comentários

Mensagens populares