PASTÉIS DE BELÉM




"O que fazemos aqui não é um pastel de nata. É por isso que nunca entrámos no concurso para o melhor pastel de nata. Aliás, nunca encontrámos outro com estas características.”
[Miguel Clarinha, responsável pela Comunicação da Antiga Confeitaria de Belém]

Visitar Lisboa e não ir aos “Pastéis de Belém” comer um (ou mais) é como, lá diz o ditado, “ir a Roma e não ver o Papa”.
Muitas vezes conhecido no estrangeiro como “Pastel de Nata” (ou os de nata como de Belém…), a única semelhança está na forma. Difere a massa folhada e o creme, consequentemente o sabor. Aqui a massa tem que ser colocada na forma de uma maneira especial que permite que as folhas sejam circulares e que a massa se separe e fique estaladiça. O creme - o tal que sai desta Oficina do Segredo, onde ninguém pode entrar se não os “mestres do segredo” - é colocado dentro da massa por uma máquina, das poucas cedências à modernidade neste artesanal processo de fabrico.
E neste caso não poderemos dissociar o produto da marca, pois os verdadeiros, os únicos Pastéis de Belém são confecionados e vendidos na Fábrica dos Pastéis de Belém, onde em média, por dia, saem 20.000 pastéis – embora já se tenha atingido o record de 55.000 pastéis vendidos num dia! – prontos a servir uma fila de pessoas sempre pronta a experimentá-los quentes e estaladiços, polvilhados de canela e açúcar pilé, neste local clássico e / ou a levar uma(s) embalagem para o caminho.
Após o encerramento de todos os Conventos e Mosteiros, na sequência da Revolução Liberal ocorrida em 1820, os pastéis fabricados pelos frades do Mosteiro dos Jerónimos são colocados à venda numa refinação de cana-de-açúcar próxima, a fim de dar a conhecer e perpectuar o doce, rapidamente designado como “Pastel de Belém”, que assim começa a ser comercializado em instalações anexas à refinação, segundo a receita secreta, que se mantém igual até aos dias de hoje.
Desde há quatro gerações na posse da mesma família, o segredo dos Pastéis de Belém só é partilhado por seis mestres pasteleiros (os “mestres do segredo” – a designação de topo na hierarquia da Antiga Confeitaria de Belém), escolhidos “a dedo”, que já trabalhem há muitos anos na casa e que aquando da sua contratação assinam um contrato de sigilo profissional.

Comentários

Mensagens populares