PÃO DE RALA | ÉVORA




Pesado, mas deixa o paladar pouco ralado


Pão de Rala é um doce conventual típico de Évora e muito apreciado por todo o Alentejo. É feito com doce de ovos, açúcar, fios de ovos e gila, amêndoa pelada e ralada, farinha e raspa de limão. Em tons amarelados dados pelo conjunto dos ingredientes, apresenta-se com a forma de uma broa redonda.
Consumido ao longo de todo o ano, o Pão de Rala está no entanto sempre presente em grandes ocasiões e serve como presente de homenagem ou reconhecimento de favores.
A origem do Pão de Rala está associada a uma lenda que relata a visita surpresa do rei D. Sebastião ao convento de Santa Helena do Calvário, em Évora, no século XVI. Não esperando pela visita régia e pouco tendo para oferecer, a madre abadessa apresentou o que dispunha: uns pães ralos que por lá havia, azeitonas e água. Apesar de simples, o monarca apreciou a refeição e decidiu atribuir tença ao convento. A tal benefício, as freiras retribuíram com este doce, em alegoria ao pão anteriormente servido, não descurando o pormenor das azeitonas, agora também doces, feitas em massapão escurecido com cacau. E até aos nossos dias, o pão ralo passou a Pão de Rala, símbolo da doçaria conventual de Évora.

Comentários

Mensagens populares