CAVACAS DE RESENDE



Ò freguesinho, não vai meio arrátel? Olhe que são de Resende!

As Cavacas de Resende, ou “o doce de ouro de Resende” são a mais afamada iguaria desta região à beira do Douro.
Estas cavacas que medem cerca de 10 cm de comprimento, 5 cm de altura e 2,5 cm de largura, necessitam como ingredientes básicos na sua confeção, ovos, farinha e açúcar, sendo depois cobertas por uma calda de açúcar alternada com pinceladas de farinha e secas sobre uma grade.
Actualmente, as Cavacas de Resende ainda são fabricadas artesanalmente, com a massa mexida à mão e cozidas em fornos alimentados a lenha – o que confere às cavacas a cor branca e espelhada característica - segundo um processo faseado e demorado. Acompanhadas com um cálice de vinho do Porto, fazem as delícias de muita gente, entre locais e turistas.
Típicas deste concelho da região duriense, as Cavacas de Resende são consumidas durante todo o ano, ainda que muito comuns na Páscoa, época em que não se oferecem aos afilhados, mas antes a pessoas merecedoras de consideração. Nesta altura festiva, chega a haver pessoas que encomendam vinte ou trinta quilos para oferecer
Sobre a origem deste doce não há registos. Contudo, no local é conhecida a lenda que refere que na Idade Média, uma senhora que residia numa freguesia perto conservou o bolo de casamento da sua filha, pelo que retirou a parte de cima e molhou a restante numa calda de açúcar que lhe restituiu a frescura e fez as delícias de todos os que o provaram. Ainda que o açúcar tenha sido divulgado após os Descobrimentos, esta será então uma explicação para a origem destas Cavacas, à falta de outras memórias.
Existem, todavia registos de que no século XIX as doceiras andavam pelas ruas e freguesias do concelho a apregoarem aquele que já seria um doce muito apreciado na região. Nesta altura, as Cavacas de Resende eram também vendidas em feiras, festas e romarias, além de especialmente consumidas na Páscoa e no Natal, períodos em que os caseiros ofereciam cavacas aos patrões, colocadas em “condessas” (pequenas cestas).
Hoje em dia, são produzidas anualmente cerca de 50 mil quilos de cavacas, o equivalente a 800 mil unidades, ou seja, um negócio que garante a valorização desta iguaria local.

Comentários

Mensagens populares