CORDEIRO OU CANHONO MIRANDÊS




“Fora da Terra Quente, só nos planaltos de Miranda e Mogadouro a criação é
mais apurada. Miranda produz uma variedade de badano da terra quente de menor
corporatura e velo mais curto, e tem a particularidade de atingir a máxima densidade
da região (90,8 cabeças por 100 ha). Num meio como este, orientado essencialmente
parea a criação bovina, os rebanhos de carneiros – os ganados como lá dizem, teriam
decrescido tanto mais que os baldios quasi desapareceram, se não fora o alento que
sempre lhes deu a exportação para Espanha, intensa a partir do tratado de 1893.”
[Virgílio Taborda, 1932]


O Cordeiro (ou “Canhono”, em língua mirandesa) Mirandês faz parte da raça Churra Galega Mirandesa e é desde há muitos anos o garante da sobrevivência das populações desta região transmontana, com importância para a economia dos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro, do distrito de Bragança, quer no que concerne à produção de lã, quer à de carne. Em muitos casos, o Canhono representa o único sustento para muitas famílias.
Estes ovinos são bem adaptados às agruras da região, em particular às temperaturas e aos recursos alimentares escassos. São abatidos até aos quatro meses de idade, com peso de carcaça entre 4,0 Kg e 12,0 Kg – reduzida corpulência.  Possuem uma cor branca ou preta, com membros curtos e despidos de lã na parte terminal. Apresentam olhos de tamanho médio, circundados por manchas pigmentadas de castanho-escuro ou preto nos indivíduos brancos e de manchas brancas nos indivíduos pretos.
A carne do Canhono tem uma cor rosada, extremamente tenra, suculenta e muito saborosa, com aspecto pouco marmoreado de músculo e gordura. Alimentam-se essencialmente de leite materno e pastagens tenras, em concordância com as estações do ano e com as principais actividades e culturas agrícolas praticadas na região – no geral, flora arbustiva e lenhosa do mato, composta maioritariamente por giesta branca, giesta amarela, esteva e rosmaninho.
A comercialização do Cordeiro ou Canhono Mirandês só pode realizar-se em locais licenciados e previamente autorizados para o efeito.
O Cordeiro ou Canhono é apresentado em diversos pratos tradicionais, tais como o Ensopado de Cordeiro Mirandês, o Cordeiro Mirandês assado na brasa e a Caldeirada de Cordeiro Mirandês.

Comentários

Mensagens populares