FOGAÇAS DE SANTA MARIA DA FEIRA




Tuas fogaças loirinhas / São certamente irmãzinhas / Das fogaças do teu peito / Só assim, dessa maneira / Se compreende, ó fogaceira / Que as vendas todas a eito!”
[in: Canção da Fogaceira, Paulo de Sá e Carlos Morais]


A Fogaça é um pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, cujo formato imita a torre de menagem do castelo local, com os seus quatro coruchéus – feitos com quatro golpes de tesoura no topo da pirâmide da massa, antes de entrar no forno.
Confecionada com farinha de trigo, ovos, açúcar, manteiga, fermento de padeiro, água, canela, sal grosso e sumo e raspa de limão, é cozida diariamente em várias casas de fabrico do Concelho, embora o segredo que as diferencia de produtor para produtor, há muito que vem sendo revelado: relaciona-se com a forma como a massa é trabalhada e com a temperatura ideal para a cozedura.
Apesar de comercializadas durante todo o ano, as Fogaças de Santa Maria da Feira são motivo de festa anual a 20 de Janeiro, em honra de São Sebastião. Nesta altura acende-se o forno do Castelo de Santa Maria da Feira para cozer as Fogaças, marcando-se assim o arranque das celebrações. Manda a tradição que, por ocasião da Festa das Fogaceiras, os feirenses enviem fogaças aos familiares e amigos que se encontrem longe.
As primeiras referências conhecidas às fogaças terão aparecido em inscrições do rei D. Afonso III (século XIII), como pagamento de foros. Posteriormente, já no século XVI, este pão doce passou a constituir um voto ao mártir São Sebastião para que acabasse com a peste que dizimava muitos habitantes de Santa Maria da Feira. Inicialmente, as Fogaças “de voto” eram distribuídas pela população em geral, depois pelos pobres e mais tarde pelos presos e personalidades concelhias, em fatias chamadas “mandados” – actualmente são entregues às autoridades religiosas, políticas e militares que têm jurisdição sobre o município. Ainda no século XVI, a oferenda rapidamente evoluiu para festa (no ano de 1505) e passados mais de quinhentos anos a população ainda cumpre o voto, sendo um dos momentos mais esperados o cortejo das fogaceiras – hoje em dia protagonizado por meninas do concelho de Santa Maria da Feira - transportando as fogaças à cabeça.

Comentários

Mensagens populares