QUEIJO DE NISA




(…) Lindas moças iam dantes
Com seus pares, de mãos dadas,
Entre risos e descantes,
Encher as bilhas pedradas.(…)
[in: As velhas fontes de Nisa – F. Bagulho]


Considerado pela revista norte americana “Wine Spectator” como um dos 100 melhores queijos do mundo, o Queijo de Nisa é dos mais reconhecidos e apreciados queijos do Alentejo e de Portugal, em geral.
Produzido artesanalmente com leite cru de ovelhas da raça Merina Branca e coagulado com cardo vegetal, este queijo possui uma pasta semi-dura, fechada e alguns pequenos olhos, com cor que varia entre o branco e o amarelado. A casca apresenta-se maleável após o fabrico, endurecendo com o tempo. Caracteriza-se ainda por ser um queijo gordo, com aroma pronunciado e sabor ligeiramente acidulado.
Após a coagulação segue-se um processo de esgotamento lento da coalhada e maturação que demora 45 dias. No final deste período, o queijo já adquiriu todas as suas características.
O Queijo de Nisa, com denominação de origem protegida (DOP), apresenta-se comercialmente em formato cilíndrico baixo, tamanho pequeno (merendeira), pesando entre 200 a 400 gr e em tamanho normal (13 a 16 cm de diâmetro), entre 800 a 1300 gr de peso. Pode ser consumido antes ou após as refeições, ou ao longo do dia como petisco, sendo também muito apreciado com pão e a acompanhar um bom vinho.
A área geográfica de produção deste queijo está circunscrita aos concelhos do Alto Alentejo de Nisa, Crato, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Monforte, Arronches e Alter do Chão, registando-se uma produção anual entre 160 a 195 toneladas, a maioria da qual para exportação.
A produção de queijo, em geral, é conhecida no Alentejo desde tempos imemoriais, tendo sempre sido considerado um alimento básico e importante fonte de proteínas no regime alimentar da região. O Queijo de Nisa, em particular, cuja cotação tem vindo a aumentar, representa desde há muitos anos uma importante fonte de rendimento para o concelho de Nisa.

Comentários

Mensagens populares