JESUÍTAS | SANTO TIRSO




Os Jesuítas são mesmo assim. Devoram-se uns aos outros…
[resposta do Padre Sarreira à proprietária da Pastelaria Moura]

Esta massa folhada recheada e coberta de merengue, cortada em triângulos alongados, que faz o doce típico de Santo Tirso, é confecionada com farinha, manteiga, ovos, açúcar, canela, água e sal. Diz-se que se a água for calcária, o sabor do Jesuíta não será o característico de Santo Tirso.
Fabricados durante todo o ano, os Jesuítas terão mais de um século de história (desde finais do século XIX), altura em que foi contratado um pasteleiro espanhol proveniente de Bilbao para a principal pastelaria da cidade e que antes teria trabalhado numa comunidade de padres jesuítas, na sua terra natal, onde aprendeu o segredo do fabrico dos folhados, atribuindo assim o nome de Jesuíta ao doce por ele introduzido em Santo Tirso. Crê-se, portanto, que não existe relação directa entre a chegada de padres da Companhia de Jesus às Caldas da Saúde, em Areias, concelho de Santo Tirso, no ano de 1932, pois desde 1897 que os famosos pasteis se comiam na cidade.
Hoje em dia, os Jesuítas continuam a ser fabricados segundo as antigas técnicas de produção da centenária pastelaria, projectam o nome de Santo Tirso e atraem elevado número de visitantes.

Comentários

  1. Sobre a pastelaria Moura:
    Há várias casas em Santo Tirso que servem Jesuítas tão bons ou melhores que os da Moura. E com o pormenor de terem um atendimento decente. Na Moura, por várias vezes que me fazem desesperar com tanto tempo de espera. Pedimos Jesuítas e respondem que os que têm já estão encomendados, que acabaram, etc, etc "torcem o nariz" e por fim, lá nos fazem o "jeito" e nos dão a esmola (Jesuíta). Sim, porque parece mesmo que nos estão a fazer um grande favor. A antipatia também é regra desta casa. Por tudo isto, deixei de a frequentar. Não a recomendo. No entanto, acho que devem experimentar para experimentar o que é a verdadeira antipatia desta gente da Moura. Pode ser que tenham mais sorte do que eu. Cumprimentos. Silva (V.N. Gaia)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares