VINHOS DO DÃO


 Tudo nestas paragens são grandezas

 [José Saramago, a propósito da região onde se produz o milenar vinho do Dão]


Os Vinhos do Dão estão, hoje em dia, em mais de 50 países, sendo os mercados mais representativos a Dinamarca, Alemanha, França, Holanda, Reino Unido, Brasil, EUA, Canadá, Macau, Noruega, Suíça e Angola.

A região do Dão, que inclui os concelhos de Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua, do distrito de Coimbra, os concelhos de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, do distrito da Guarda e os concelhos de Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Satão, Tondela e parte de Viseu, possui no total cerca de 20.000 hectares de vinha distribuídos em pequenas propriedades abrigadas por pinhais.

Nascidos em solos graníticos e em condições climáticas especiais – com arrefecimento nocturno – levando a um lento amadurecimento das uvas que produzem vinhos de aromas ricos e de boa acidez, os Vinhos do Dão estão também relacionados com as seguintes castas apropriadas á região: como tintas recomendadas, alfrocheiro, alvarelhão, aragonez (tinta-roriz), bastardo, jaen, rufete, tinto-cão, trincadeira, ainda que a mais característica desta zona seja a Touriga Nacional; as brancas recomendadas, barcelo, bical, cerceal-branco, encruzado, malvasia-fina, rabo-de-ovelha, terrantez, uva-cão, verdelho.

O vinho mais típico do Dão é o tinto, de cor rubi com reflexos atijolados, aroma intenso a fruta madura, sabor complexo e delicado e textura aveludada e encorpada. Relativamente a outras variedades, os brancos, de cor amarela – citrina, aroma frutado, complexo e delicado, de sabor fresco e textura suave possuem uma acidez equilibrada. O vinho rosé, rosado, de aroma floral e frutado, igualmente de sabor fresco e persistente e textura leve e com acidez equilibrada. Já o espumante, com cor citrina, rubi ou rosada, possui um aroma frutado, sabor fresco e textura com boa acidez.

Dadas estas características, os Vinhos do Dão ganharam 26 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas de 2012, um evento que reuniu 8.400 vinhos de 50 países.

A história vitivinícola da região do Dão remonta há mais de um milénio. Antigos monges agricultores marcaram a cultura da vinha e o modo de produzir o vinho.

Terá sido na aldeia de Tourigo, no Dão, que nasceu aquela que é considerada a rainha das castas tintas portuguesas: a Touriga Nacional.

Comentários

Mensagens populares