BOLO DE ANÇÃ




“Recordo o alegre bulício das Romarias de S.Tomé, com o incessante movimento dos rebanhos de cabras e ovelhas e das 3 voltas ao redor da capela, dadas pelas juntas de bois …”
[José Abelaira, escritor e pintor Ançanense]


Trata-se de um bolo de confecção simples, feito à base de ovos, farinha de trigo, fermento de pão, açúcar, manteiga e canela, mas de textura leve e aveludada e de reconhecida qualidade, preservando um processo artesanal de fabrico, já que é amassado manualmente e cozido em forno de lenha da região – onde se guarda o verdadeiro segredo!
Com o objectivo de defender a qualidade do Bolo de Ançã, nas suas três variedades – “bolo fino”, “bolo de ovos” e “bolo de cornos” - é realizada, todos os anos, em final de Março, a Feira do Bolo de Ançã.
A origem deste bolo perde-se no tempo. Sabe-se, contudo, que a receita original foi sendo transmitida de geração em geração de boleiras, tornando-se assim num produto típico desta vila do concelho de Cantanhede, muito apreciado sobretudo na Beira Litoral. Todavia, também tem vindo a ser cada vez mais procurado por viajantes e turistas, sendo vulgar encontrarem-se as boleiras com os seus açafates cheios do bolo dourado no mercado e nas feiras, tornando esta uma imagem de marca da vila.

Comentários

Mensagens populares