QUEIJO DE CABRA TRANSMONTANO




“Por volta das 8 da manhã estamos prontos e começa a caminhada. O percurso não é sempre o mesmo, não é certo e é feito com muita calma a um ritmo natural. Parece que, em silêncio todos concordam com a direção a seguir.”
[Jorge Sarmento, Pastores de Cabras]

O Queijo de Cabra Transmontano é um queijo curado, de crosta semidura a extradura, lisa, e pasta pouco untosa, ligeiramente dura e com alguns olhos. Obtém-se por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite cru de cabra de raça serrana, com coalho de origem animal e o período de maturação nunca é inferior a 90 dias, com viragem e lavagem dos queijos.
A cor da crosta é esbranquiçada, a pasta branca, aroma intenso e agradável e sabor limpo, normalmente com ligeiro trave a picante. Comercialmente apresenta-se em forma de cilindro baixo, com peso compreendido entre 0,6 kg a 0,9 kg, com diâmetro entre 12 a 19 cm e altura de 4 a 6 cm.
A área geográfica oficialmente definida para a sua produção engloba os concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Valpaços e Murça.
Devendo ser conservado a temperaturas entre os 0º e os 10ºC, o Queijo de Cabra Transmontano pode seguidamente ser apreciado como entrada ou como sobremesa.

Comentários

Mensagens populares