PÃO DA MEALHADA




"S. Mamede te levede;
S. Vicente te acrescente;
Deus te ponha a virtude;
Que da minha parte fiz o que pude."
[Reza praticada na confeção tradicional do Pão da Mealhada]

O Pão da Mealhada, também conhecido por “Coroa” ou “Pão de Quatro Bicos” é um pão típico desta região. Arredondado e com quatro bicos na parte superior, é comum vê-lo a envolver Leitão da Bairrada, nas Sandes de Leitão.
Preparado, maioritariamente, com farinha de trigo, a esta pode ser adicionada farinha de centeio e a amassadura costuma levar cerca de 20 minutos, mais 45 minutos a uma hora para levedar. Para ficar mais crocante, com mais cor e mais brilhante, o pão é tradicionalmente cozido em forno a vapor. Uma vez cozido, o Pão da Mealhada coloca-se num cesto de verga e cobre-se com um pano branco.
Antigamente, este pão era feito com farinhas grossas, resultantes da moagem do grão, dando ao pão mais consistência e tonalidade mais escura. O fermento utilizado provinha da “massa velha” que tinha sobejado da fornada anterior e o pão cozia-se na borralha da lenha (de vides ou cepas velhas) onde antes se tinha assado um leitão.
Hoje em dia, com a elevada procura pelo Pão da Mealhada, o seu fabrico passou a ser industrializado, o fermento de padeiro substituiu a “massa velha”, a farinha fina tomou o lugar da farinha grossa, o material em inox (amassadeira e tábuas de tender) passou a ser o mais utilizado, casos existem em que se substitui o forno a lenha pelo eléctrico, resultando destas alterações uma consistência e sabor relativamente diferentes dos de outros tempos, mas mantendo-se o aspecto e, no cômputo geral, as principais características do Pão da Mealhada.

Comentários

Mensagens populares