TREMOÇO DE CADIMA




Tremoço, o “marisco do povo”

O Tremoço de Cadima (freguesia do concelho de Cantanhede) é conhecido pela sua qualidade, dadas as características dos terrenos da freguesia e a pureza da água de Olhos de Fervença, onde é curtido o tremoço.
Anualmente, realiza-se na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, no último fim-de-semana de Maio, a Feira do Tremoço, evento que tem como objectivo assegurar a preservação de uma tradição ancestral da produção de tremoço na Freguesia de Cadima, além de pretender mostrar alguns aspetos etnográficos relacionados com esta atividade produtiva. Nesta Feira, as tremoceiras locais chegam a vender à volta de cinco mil litros de tremoços durante os três dias.
Degustado como petisco um pouco por todo o país, o tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha, da lentilha e da fava. É considerado indicado para diabéticos e pessoas com colesterol. Nutricionalmente, possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo que o leite de vaca, elevada quantidade de cálcio, vitaminas E e do complexo B, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras – aliás, possui mais fibra que a aveia e o trigo e é grande parte desta fibra que tem capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação. A vantagem do seu consumo por diabéticos reside no facto de o teor de amido no tremoço ser reduzido e como tal, permitir o controlar o teor de açúcar no sangue. O único senão deste produto é o sal que lhe é acrescentado, mas tal pode ser corrigido levando bem os tremoços ou demolhando-os.

Comentários

Mensagens populares