REGUEIFA | NORTE DE PORTUGAL




No final (…) o padre Mário, que acompanhou todo o acto solene, sacou do pão/regueifa que havia previamente adquirido a caminho de Felgueiras, partiu-o mesmo ali, na rua, e todas e todos pudemos comer daquele Pão-Corpo-de-Cristo (…)
[textos do Jornal Fraternizar, edição nº 149]

Redonda, com forma de rosca, a Regueifa é um pão adocicado confecionado com farinha, fermento de padeiro, ovos, açúcar, manteiga, água, açafrão e uma pitada de canela. Como qualquer iguaria que necessite ser preparada com a massa levedada, é costume este pão ser feito com alguma antecedência.
Típica do Norte de Portugal (sobretudo desde o Minho até à região de Aveiro), a Regueifa constitui o “pão de romaria”, já que é comum encontrá-la à venda nas feiras, ou “pão domingueiro”, por ser especialmente popularizada, Entre-Douro-e-Minho, no dia semanal de descanso para os católicos, o domingo.
A Regueifa é geralmente consumida em refeição ligeira, podendo ser saboreada simples, torrada, com manteiga, marmelada, geleia, compota, queijo ou outro, só ou acompanhada de bebida quente.

Com provável origem nas festas de casamento do povo galego, o nome advirá, no entanto, da designação árabe andaluz “ar-rgaifâ”, que remete para um pão de trigo entrançado, para um bolo feito de farinha muito fina ou para uma fogaça.

Comentários

Mensagens populares