MARMELADA BRANCA DE ODIVELAS


 
 
"Em Odivelas tudo era doce, desde o amor que as freiras prometiam no fusilar das suas pupilas e na suavidade das suas vozes, até à marmelada de exquisita composição, com que se atafulhavam os aristocratas e os vates."
[Rocha Martins, in: Os Grandes Amores de Portugal]
 
A marmelada branca é um doce exclusivo de Odivelas. Trata-se de uma iguaria conventual, de cor muito clara, próximo do branco, mas não exactamente branco, produzida durante séculos no Mosteiro de São Dinis, pelas freiras Bernardas.
De acordo com o documento que garante a sua veracidade, a receita manuscrita no século XIX pela última freira do Convento de Odivelas, Carolina Augusta de Castro e Silva, por cada quilo de marmelos (escolhidos ainda em cor verde) cozidos e peneirados adiciona-se o dobro em açúcar em ponto alto de sorte. A totalidade da receita original, passada a uma afilhada desta freira, ainda constitui segredo.
Relativamente à forma como sempre foi apresentada, a Marmelada Branca de Odivelas serve-se em pequenos cubos e é degustada pegando-se nela à mão, como qualquer bolo seco. Como tal, esta marmelada que se distingue das outras por ser bastante mais clara, não foi concebida para barrar pão, mas para se comer como um bolo. A marmelada destinada à venda era embalada numa caixa de cartão que incluía um poema.
Reza a história que D. João V (século XVIII) não dispensava tão prazerosa marmelada, sempre que visitava o Mosteiro, e que a iguaria era oferecida pelas freiras, nos dias festivos, a convidados e a visitantes. A Marmelada Branca de Odivelas sobreviveu ao Terramoto de 1755 e à extinção das ordens religiosas em Portugal, em 1886, sendo que o Instituto de Odivelas, que ocupou as instalações do Convento, em 1900, ainda a confecionava nas décadas de 1930 / 40 do século XX. Entretanto, o actual município de Odivelas, em parceria com a Associação Empresarial de Comércio e Serviços de Loures e Odivelas, promoveu a constituição de uma secção de produtores da tradicional marmelada do Mosteiro e apostou na qualificação e registo da marca: Marmelada Branca de Odivelas – hoje em dia, identidade gastronómica do concelho de Odivelas, na área metropolitana de Lisboa.
Actualmente, a Marmelada Branca de Odivelas pode ser adquirida, neste concelho, em embalagens com cubos de 35 gr cada, para consumo individual, em barra de 115 gr ou em taça cerâmica que contém 550 gr do produto.

Comentários

Mensagens populares