CATAPLANA ALGARVIA | ALGARVE




Trago na boca o sabor do estio,
Das brandas alvoradas, tardes quentes,
Pescadores bronzeados e valentes,
Da beleza do litoral algarvio...
(…)”

[Luís R. Santos, Soneto ao Algarve]


A cataplana é uma das receitas mais representativas da cozinha tradicional algarvia ao longo do ano, mas em particular para celebrar a chegada do Ano Novo.
Trata-se de um prato aromático e suculento, simplesmente cozinhado a vapor, que tem como ingredientes colocados em cru, lombos de tamboril, pargo limpo e sem espinhas, amêijoas, camarão cru descascado, presunto, batatas, tomate maduro, pimento verde, alhos, cebolas, azeite, vinho branco, louro, salsa, sal e piri-piri. Existem outras variedades, só com o marisco ou substituindo-se o peixe por carne de porco.
O objeto cataplana não é mais que uma panela originalmente de cobre, formada por duas partes côncavas que fecham hermeticamente. Actualmente é sobretudo fabricada em alumínio, ao qual se dá um banho de cobre.
As raízes da Cataplana relacionar-se-ão com a influência árabe do Norte de África, que desde o séc. VIII ao séc. XIII marcaram os destinos da região Sul de Portugal. Aliás, neste eventual local de origem podemos ainda hoje encontrar um objeto similar, a “tajine” marroquina, esta tradicionalmente feita em barro, mas que através dela se cozinham igualmente os ingredientes em lume brando e lentamente.
A Cataplana tal como a conhecemos hoje, começou a ser produzida há muitas décadas na região algarvia por antigos caldeireiros, mestres na arte de trabalhar o cobre, metal outrora muito popular nesta região.

Comentários

Mensagens populares