TIBORNA DOCE | VILA VIÇOSA, ALENTEJO




“Estórias da História abundam nas igrejas, conventos e palácios, enquanto os javalis e os veados povoam a Tapada Real e os sonhos dos caçadores. Como se adivinha, a cozinha alentejana atinge nestas paragens as excelências da arte, ainda que os entendidos gostem de distinguir a doçaria e, entre ela, as viçosíssimas Tibornas.”

[Portugal Virtual sobre Vila Viçosa]

  
No caso desta Tiborna, não se trata de um pão, acabado de cozer e regado com azeite, como se designa noutras zonas do Alentejo, mas de um doce feito de muitas gemas de ovos, amêndoas, doce de chila, pão, açúcar, água, canela, cerejas cristalizadas e enfeites prateados.

Tradicional de Vila Viçosa, a Tiborna é um doce conventual, que deve ser confecionado de véspera, excelente para uma ocasião especial, não só pelos ingredientes e textura, como pela apresentação em papel de seda branco recortado e fita colorida a unir as pontas do papel que enlaça no topo.

A origem da Tiborna de Vila Viçosa está ligada ao Algarve e à respetiva produção de amêndoa. A receita deste massapão intercalado com chila e coberto de fios de ovos foi desenvolvida pelas freiras do Real Convento das Chagas de Cristo, em Vila Viçosa sendo hoje em dia perpetuada por uma pastelaria desta vila histórica alentejana. Podem adquirir-se em tamanho grande ou em pequenas unidades individuais.

Comentários

Mensagens populares