FOGUETES DE AMARANTE



“(…) Amarante,
com arte abraça o Tâmega.
Esplendor nas entranhas da história
de um tempo passado que não apaga
raízes cravadas entre rugas da memória.(…)”
[Brisadoce.com]

Os Foguetes de Amarante são famosos doces regionais, de origem conventual, à base de ovos-moles e amêndoa, enrolados em folha de obreia (hóstia) e passados por uma calda de açúcar depois de frios, que se transforma numa cobertura rija para guardar o sabor intenso do doce de ovos.
À semelhança dos restantes doces conventuais de Amarante, os ingredientes são comuns; diferenciam-nos o formato, que no caso dos Foguetes são retangulares e não demasiado largos.
Igualmente, tal como outras receitas de doces amarantinos, os Foguetes de Amarante têm origem na cozinha do Convento de Santa Clara, fundado no século XIII. As freiras clarissas confecionavam os doces para satisfazer encomendas de casas fidalgas e senhoriais da vila, assim como de localidades vizinhas da outra margem do Tâmega e até de Terras de Basto.
Os segredos das receitas transpuseram as portas do convento em finais do século XIX, por via da senhora Maria do Sacramento Oliveira, que no convento acompanhou a velhice de uma das últimas freiras. Quando o Convento de Santa Clara encerrou, Maria do Sacramento Oliveira começou a confeccionar as iguarias na cozinha de sua casa e transmitiu os conhecimentos às suas filhas, que assim fizeram perpetuar as receitas, designadamente, junto de famílias pasteleiras de Amarante. De há alguns anos a esta parte, de modo a garantir a preservação e promoção destes saberes, foi criada a Confraria dos Doces Conventuais de Amarante.

Comentários

Mensagens populares