PASTEIS OU BOLINHOS DE BACALHAU




E não deixa de ser uma iguaria democrática: é transversal às classes sociais, tanto marca presença nas tascas tradicionais como em restaurantes de luxo.”

Com bacalhau, batatas, ovos, cebola e alho, salsa picada e sal, pimenta e noz moscada esmagados e moldados em colheres de sopa e fritos em bastante azeite ou óleo, os Pastéis ou Bolinhos de Bacalhau são um ex-libris da gastronomia portuguesa, no geral, podendo ser consumidos como refeição ou como aperitivo.
A popularidade desta iguaria é tal, que a sua origem é reivindicada em várias zonas do país, em particular em Lisboa e na região Norte onde respectivamente é conhecido como “Pastel” e como “Bolinho”.
Virgílio Gomes explica que este pastel nasce com a batata - que terá chegado a Portugal em 1760, mas só em 1798 é que a rainha D. Maria I publica um incentivo à produção de batata nos Açores, enquanto no continente a Academia das Ciências entrega a medalha de ouro a D. Teresa de Sousa Maciel pela sua produção de batata. Será o filho desta, o visconde de Vilarinho de São Romão, quem publica em 1841 na Arte do Cozinheiro e do Copeiro a primeira receita do pastel de bacalhau, embora fosse mais próxima das pataniscas. Mas oficialmente, a primeira receita de Pastel de Bacalhau, designada por “bacalhau em bolos enfolados” data de 1904, incluída no “Tratado de Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira de Melo (que assinava também como Carlos Bento da Maia), um oficial do exército português.

Comentários

Mensagens populares