PASTÉIS DE CHAVES


 

Uma aposta que valeu o epíteto de melhores pastéis folhados de Portugal

 

Os Pastéis de Chaves são uma iguaria da cidade de Chaves, em Trás-os-Montes e constituem uma das riquezas gastronómicas locais. Trata-se de um folhado finíssimo de massa amanteigada com carne picada de vitela no interior, cujo sabor distinto lhe é dado pelos ingredientes da própria região.


Os flavienses apreciam-nos ainda mornos, ao pequeno-almoço, ao lanche ou a qualquer outra hora do dia. Todavia, também já são vendidos congelados, sobretudo a pensar nos forasteiros que os hão-de querer levar como recordação e comer, mais tarde (e mais longe dali).

Reconhecidos como Indicação Geográfica, a estes pastéis estão assim garantidos reputação, valor e identidade própria e proteção contra fraudes e imitações, garantindo-se a origem, natureza e qualidade.

A história do Pastel de Chaves remonta a 1862, quando uma vendedora percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma pouco normal, mas demasiado deliciosos para saciar os flavienses. Atenta à situação, a fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro terá oferecido uma libra pela receita de tão gostosa iguaria, conseguindo-se assim satisfazer melhor as necessidades da gula. Estes pastéis perduraram no paladar de locais e de turistas até aos dias de hoje, altura em que o negócio já vale quase quatro milhões de euros por ano, encontrando-se à venda em casas da especialidade, em Chaves.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares