PASTÉIS DE FEIJÃO DE TORRES VEDRAS

 Se cometer o erro de comprar uma (dúzia) só, depressa chorará a imprudência (…)
O que faz a excelência destes pastéis é a finura da massa, o pormenor da colocação da massa na forma, o rápido soprar da farinha final, o uso de manteiga e não de margarina, enfim, como antes disse é uma questão de pormenores, não de ingredientes.
(Luís Pontes, comidascaseiras.blogspot.pt)


O Pastel de Feijão é um doce típico de Torres Vedras, confecionado a partir de uma base de ovo, açúcar, feijão branco e amêndoa sobre massa folhada.

Com o intuito de promover e se proceder à conclusão do processo de certificação do Pastel de Feijão de Torres Vedras, a Câmara Municipal desta cidade celebra entre finais de Outubro até ao S. Martinho, o Festival do Pastel de Feijão, inserido nas Festas da Cidade.

A fama dos Pastéis de Feijão de Torres Vedras cresceu a partir do final do século XIX quando uma habitante da então vila começou a comercializar a sua receita, já apreciada entre amigos e familiares. As encomendas eram tantas que mais tarde a família assumiu a venda dos pastéis como negócio, estabelecendo a primeira casa produtora deste doce. Outras fábricas se estabeleceram e em 1940, quando a iguaria já era assumida como o símbolo de Torres Vedras, nascia a que é hoje a mais reconhecida marca do produto, com uma produção diária de cerca de 250 dúzias de Pastéis de Feijão.

Comentários

Mensagens populares